terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


Queridos leitores, em dia 18 de fevereiro de 2013 ministrei uma apresentação intitulada Onde está a agilidade? no encontro promovido pelo comunidade Agile Piauí.
Esse título foi escolhido com o propósito de relatar onde encontramos a agilidade, na qual concluímos que encontramos nas pessoas. Criei um resumo do que foi apresentado e discuto dinamicamente com a participação de todos presentes.

O encontro foi muito abençoado, interativo, dinâmico e divertido. Bem legal! Me alegrei com o resultado.

------

Muita gente confundi metodologia ágil com agilidade. Quem nunca ouviu alguém dizendo que estava desenvolvendo software ágil simplesmente por estar aplicando princípios de uma determinada metodologia ágil?  Metodologia ágil e agilidade são coisas diferentes, entretanto se completam.

Metodologia ágil são processos, métodos, regras, normas, leis que indicam passos que devem ser seguidos para atingir uma determinada meta.

Agilidade "É a qualidade de ágil; presteza, vivacidade" (Priberam).
"É ligeireza, presteza, leveza; desembaraço: agilidade do corpo e do espírito."(Aurélio)

Desenvolvimento de software ágil é a capacidade de entregar software funcionando corretamente com freqüência, de maneira que atenda às necessidades do cliente e se adaptando às mudanças existentes durante o projeto sem perder qualidade do produto e gerando satisfação para o cliente.
A solução sugerida pelo manifesto ágil para encontrar a satisfação do cliente, o maior problema no desenvolvimento de software é: Indivíduos interagindo entre si e com o cliente dinamicamente criando softwares funcionais e respondendo às mudanças que aparecem no percurso do projeto.


Não há como falar em agilidade sem lembrar do Manifesto ágil, do qual temos 12 princípios que precisam ser focados quando se deseja desenvolver software com agilidade. Em suma o manifesto ágil defende e valoriza os seguintes conceitos:

Fonte: Manifesto Ágil


Conclusão

  1. Metodologia ágil e agilidade são 2 coisas diferentes que se completam;
  2. É possível haver agilidade sem metodologia ágil, entretanto a aplicação adequada de ambas gera um resultado satisfatório;
  3. Agilidade é um fator intrínseco que é originado no coração, na mente, na cultura, na personalidade e no caráter de cada pessoa.

Fonte: Sousóliver

Alexsandra Sousóliver

Links:
Apresentação: Onde está a agilidade?
Manifesto Agil:  Manifesto ágil.
Vídeo extra: Conquistando o impossível

Nenhum comentário:

Postar um comentário