segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O que se ganha sendo voluntário do AgileBr?


Nesse ano de 2013 pude participar do AgileBR, um evento fantástico e na minha primeira participação do evento tive o privilégio de participar como voluntária. Tudo começa com uma inscrição, acontece a seleção e ai você é escalado para ser voluntário do evento. - Espera ai, você vai trabalhar, dar duro, de graça, sem ganhar nada em troca?? – assim muitos pensam, mas estes não fazem ideia da grandiosidade de um trabalho voluntário.

Então, lá fui eu, entusiasmada, com grandes expectativas, afinal “é o AgileBr e estou aqui como voluntária, legal!!!”, muita gente nova, de vários lugares do país discutindo o mesmo assunto, com debates interessantes e compartilhando experiências, enfim.. “Uau, estou no AgileBr”

Foi minha primeira vez em AgileBR e já como voluntária, ficamos responsáveis por garantir a qualidade nos serviços de credenciamento e operacionalização de algumas atividades no evento. O voluntário não trabalha apenas no dia, algumas decisões são tomadas antes do evento, mas a ‘mão-na-massa’ começa no dia antecedente.

Há uma atividade, a princípio bem trabalhosa, entretanto muito divertida. Nós montamos os kits dos participantes, esse kit tinha cerca de 20 a 30 itens (não me recordo da quantidade exata). Eram mais de 1000 kits que precisavam ser montados. Foi onde tudo começou, começamos a botar a mão-na-massa praticando agilidade, resumindo: 26 pessoas montaram mais de 1000 kits em cerca de 1 hora, dá pra imaginar? Praticamos os princípios da agilidade com diversão, nos dividimos em equipes e cada equipe definia sua estratégia para montar a maior quantidade de kit em 7 minutos, fazíamos um pequena parada, uma retrospectiva relâmpago do que poderia ser melhorado no próximo timebox. Foi um trabalho ágil, divertido e motivador. 

Ao fim do dia participamos da reunião com os organizadores do evento, momento de apresentações, reencontros com amigos e hora de ressaltar pontos importantes para o evento.

O evento começa e temos que cumprir com nossas responsabilidades, afinal nos comprometemos em garantir um evento com alta qualidade. Há um estratégia para trabalhar em turnos, isso facilita para que o voluntário tenha oportunidade de curtir o evento. Minha escolha de turnos foi: trabalhar um e curtir o outro, pensei que ficava mais produtivo dessa maneira, fiz um boa escolha, consegui aproveitar muito bem.

Durante o evento eu ficava impressionada em ouvir, ver, observar aquelas pessoas em busca do mesmo objetivo, aprendendo e ensinando, compartilhando experiências, conceitos e ideias. Sinceramente, foi a primeira vez que vi tanta gente se entendendo e contribuindo para um crescimento mútuo.

O que mais me chamou atenção nesse evento foram as oportunidades abertas que encontramos para dialogar e trocar ideias com outras pessoas de estados, pensamentos, experiências e culturas diferentes. É uma miríade de oportunidades, a todo instante, a cada movimento, a cada flash, a cada sorriso.

Algo que também chamava bastante atenção era a fidelidade dos valores do evento, falava-se de agilidade praticando agilidade para um público que buscava agilidade. Víamos agilidade na organização, no público, nos palestrantes, no conteúdo, no relacionamento entre as pessoas de diversos lugares do país, logo compreendi o motivo do evento se chamar AgileBr, “faz jus”.

Foi um grande regozijo participar do AgileBr2013, além das pessoas simpáticas e amigáveis que conhecemos, podemos nos aproximar daqueles que nos motivam e que admiramos profissionalmente, afinal eles estão alí, pertinho de nós. Isso não tem preço, é isso, tudo isso e muito mais que ganhamos com um trabalho voluntariado no AgileBr.

Defino equipe de voluntários 2013 em poucas palavras: auto-gerenciável, madura, prudente, simpática, divertida e, claro, ágil em alto nível. Pelo seu desempenho parabenizo a todos que compunha esse time: Arthur Jahn, Camila Achuti, Filipe Barbosa, Guilherme Nogueira, Guilherme Muniz, Guilherme Fay, Luiza Schaidt, Lucas Kanashiro, Bruno Pessanha, Lívia Di Pietra, Ana Paula Vargas, Jônatas Medeiros de Mendonça, Murilo Sousa, Willian Arantes, Thiago Costa, Vitor Fragoso, Geovane Araújo e Diogo Valim, liderados por Ceci Fernandes, além de uma profissional competente, uma pessoa focada nos objetivos e ainda é super aprazível. Equipe nota 10, que merece minha super-hiper-mega-plus plus plus curtida ;) #chuchuBlz

Conduzo parabenizações à toda equipe da Organização AgileBr2013, aqui representada por Manoel Pimentel, coordenador geral do evento edição 2013. À toda equipe parabenizo pela satisfação, como participante, por terem realizado um evento de excelência.


E para finalizar, não posso deixar de falar da beleza de Brasília, uma cidade com monumentos e lugares interessantes e peculiares, muito bela.

Participar do AgileBr foi um presente recheado de bons momentos, aprendizagem, crescimento profissional, networking...é isso, tudo isso e muito mais que ganhamos com um trabalho voluntariado no AgileBr. Que venham mais próximas edições!


===========================================================

2 comentários: